an abstract photo of a curved building with a blue sky in the background

Jung Kook: “Eu quero provar a mim mesmo através da minha música”

Entrevista de comeback do BTS 'Proof' — WEVERSE Magazine

14 de junho de 2022

Jungkook cresceu como parte do BTS. Essa é a prova do BTS.

Para Proof, você fez as introduções de ‘Yet To Come’, ‘Run BTS’ e ‘For Youth’. Você teve que fazer algo especial ao gravar cada música?

Jungkook: Na maioria das vezes, apenas escuto o clima de uma música e depois a canto – não há uma maneira exata de definir o que faço. Mas, para simplificar, eu diria que cantei ‘For Youth’ de uma maneira muito triste, ‘Run BTS’ de uma maneira que soa como fazíamos há muito tempo e ‘Yet To Come’ com um sentimento semelhante a ‘Life Goes On’. Fiquei pensando que queria tentar gravar novamente. Acho que poderia fazer melhor, só que as coisas estavam um pouco agitadas quando gravamos.

Você passa muito tempo no VLive falando sobre sua maneira de cantar. Seus pensamentos sobre os vocais foram refletidos na maneira como você gravou o seu?

Jungkook: Acontece que descobri algo novo depois que terminei de gravá-los: Quando você está gravando, o sentimento é mais importante do que sua técnica vocal. Eu considero o que faz minha voz soar bem quando é ouvida ao vivo versus quando é gravada, então a versão ao vivo e a versão de estúdio também são um pouco diferentes.

Sua voz parece um pouco mais densa do que quando você cantou em inglês para ‘Dynamite’, ‘Butter’ e ‘Permission to Dance’. Você faz ‘Yet To Come’ soar apaixonada desde o início, por exemplo. Por que a mudança?

Jungkook: Eu costumava fazer a gravação das versões de estúdio o meu foco, mas ultimamente estou tentando fazer minha voz soar melhor sem embelezá-la/enfeitá-la demais, mesmo usando apenas minha voz falada. Então estou refletindo isso na minha voz. Acho que estava tentando embelezar menos e transmitir mais sinceridade.

Os covers de ‘Chilly, Windy Night in 1991’ e ‘Hate Everything’ que você postou no Instagram pareciam algo totalmente novo. Seus vocais soaram como sua voz falando, então pensei que talvez você se interessasse mais por esse estilo de voz.

Jungkook: Eu meio que sinto que quero que meu canto – minha voz – soe melhor. Quando se trata de técnica vocal, eu sempre costumava embelezar minha voz, então achei que seria legal se eu pudesse cantar bem, mesmo com uma voz mais natural. Eu quero que as pessoas considerem minha voz boa mesmo quando estou cantando de uma maneira que simule uma fala casual, então hoje em dia estou praticando principalmente cantando na minha voz com que falo. Quero dizer, estou praticando usando minha voz exatamente como ela é.

Você gosta de cantar em sua voz natural?

Jungkook: Para ser honesto, muitas vezes eu não gosto disso. Até eu acho que soei um pouco exagerado ou tentei fazer minha voz soar extremamente polida em minhas performances antigas quando as ouço, mas depois de tentar cantar apenas com minha voz natural por algum tempo, estou começando a me sentir meio que desligado por ela. Eu sei que posso fazer um som mais bonito também, mas estou apenas tentando cantar dessa maneira.

Você cantou ‘Stay Alive’ mais próximo da sua voz natural, com algumas partes inegavelmente soando como SUGA, e você também se desafiou em algumas partes para cantar em um tom mais alto.

Jungkook: Yoongi não me pediu para fazer desse jeito nem nada. Ficamos muito felizes que a gravação saiu tão bem (risos), mas foi difícil, para ser honesto. Gravar foi muito difícil. Foi difícil porque não era perfeito, e porque eu ainda não conseguia, apesar de tentar tantas vezes. Eu me culpava mais ou menos. A música foi uma boa escolha, e a gravação correu bem, mas as coisas não correram tão bem.

Você estava cantando mesmo quando veio para a entrevista. Eu já vi você cantando muitas vezes antes, na verdade. O que é cantar para você?

Jungkook: Hum... No que diz respeito a cantar, eu quero que meu nome se torne uma abreviação para isso. Uma abreviação para cantar. Eu quero receber muito reconhecimento e espero poder ouvir meu próprio canto e pensar, Uau, eu sou muito, muito bom. Em outras palavras, eu quero ser capaz de cantar muito bem e me sentir confortável fazendo isso. Eu não posso me sentir assim toda vez que canto, mas... eu só quero ser bom. Agora que sou cantor e apareci em tantos palcos diferentes, há momentos em que faço um trabalho tão bom lá em cima que me dá arrepios, e com essas experiências se acumulando, fico pensando: quão libertador e divertido seria subir no palco e poder cantar a música perfeita? Completamente livre de preocupações, assim como na minha imaginação.

Como você se sentiu sobre os shows recentes, nesse sentido?

Jungkook: Eu fiz os dois primeiros shows em Las Vegas e pratiquei meus vocais um pouco mais no dia seguinte e pensei: Por que eu não tento cantar assim? Então fiz isso no terceiro e quarto shows. Eu definitivamente estava me sentindo bem para o segundo e quarto shows. E eu tinha muita resistência e minha garganta estava bem até e incluindo o segundo show. Eu estava começando a perder resistência no quarto show, mas minha garganta ainda estava bem. Foi difícil, pois senti que não conseguia aquecer minha voz depois de ter COVID-19. Então, eu estava realmente preocupado com o segundo show, mas senti que estava superando a aborrecimento, o que me deixou animado, e foi muito divertido. Antes do quarto show, fiz um treinamento vocal que me deu algumas ideias de como abordar as coisas. E, você sabe, saber no que focar faz uma grande diferença. Mesmo sendo um pouco exigente fisicamente, a performance me deu confiança quando percebi, quando fiz uma determinada música na formação, me senti um pouco mais à vontade sabendo o que aconteceria com certeza, mesmo sendo cansativo, e disse a mim mesmo que seria melhor praticar um certo caminho a partir de então. Foi muito divertido no final.

Talvez essa tenha sido a sua maneira de encontrar o sua base para se apresentar.

Jungkook: Foi estranho me apresentar durante o primeiro show, mas também voltei ao ritmo enquanto a apresentação continuava. Eu descobri depois do show que eu realmente gosto de fazer um show. Eu amei finalmente poder me apresentar novamente e quero continuar fazendo isso.

Com toda a preparação necessária para se apresentar e todos os seus outros trabalhos, você acha que isso afeta sua vida cotidiana? Você disse no VLive que você coloca a língua no céu da boca quando tira uma foto porque faz você parecer mais nítido, mas que você quer se livrar do hábito para quando você canta.

Jungkook: Eu ainda não consegui quebrar o hábito. É difícil. (risos) Mas nada é realmente difícil. Na verdade, gosto de prestar atenção a coisas assim. Isso me faz sentir como se estivesse tentando mudar, pelo menos no momento.

Como você se sente quando pensa consigo mesmo: Isso é bom o suficiente ou melhorei?

Jungkook: O suficiente nunca é suficiente, mas eu me sinto bem durante as aulas de inglês quando o professor me pergunta palavras de vocabulário que eu memorizei e eu posso responder imediatamente. É tipo, eu realmente memorizei! Para cantar, de vez em quando tudo vai bem. E tem vezes que é fácil, que é quando eu penso, isso é por causa de toda aquela prática que eu fiz, certo? Eu gostaria que fosse assim todos os dias. (risos)

A maior parte do tempo que você falou para o público no show em Las Vegas, você estava falando em inglês. Isso é resultado de trabalhar duro também.

Jungkook: Fico grato quando outras pessoas veem isso e me dizem que realmente melhorei ou estou bem, mas nunca penso que estou bem quando penso nisso. Acho que o que eu disse em inglês soou melhor para as pessoas do que elas esperavam. Porque eu não cometi nenhum erro. Mas eu realmente não acho que seja algo para se orgulhar. Se eu pudesse conduzir o show inteiro em inglês assim sem um teleprompter eu diria que melhorei muito, mas ainda não cheguei lá. Ainda tenho um longo caminho a percorrer quando penso nisso e, na verdade, sempre quero poder dizer tudo o que disse com facilidade e sem dificuldade o mais rápido possível. Quando digo que fui bem, é exatamente o que senti no momento. Mas depois disso? Eu tenho que ser melhor. Rapidamente. Rápido, rápido, rápido. (risos)

Isso se aplica a outras áreas da sua vida também? Você tem tentado aumentar sua resistência recentemente pelo boxe.

Jungkook: É mais o oposto. Tenho todos esses planos, mas tenho traços de personalidade incompatíveis. Sou preguiçoso, inativo e não me incomodo com a maioria das coisas. Então tento não esquecer que prometi a mim mesmo viver uma vida bastante ativa, mesmo que tenha que me forçar. Eu tenho me sentido muito assim ultimamente, então vou agarrar esse sentimento e não perder essa oportunidade e seguir em frente. Ontem, por exemplo, eu poderia ter relaxado em casa no final do dia, mas me exercitei mais uma vez. Eu acho que você tem que se forçar a fazer as coisas que você sente que são um aborrecimento, uma por uma. É assim que estou tentando viver minha vida.

Isso não é menos preguiça e mais dedicação ao trabalho? (risos)

Jungkook: Eu gostaria que não fosse do jeito que eu costumo ser. (risos) Não é como se eu só fizesse as coisas quando as acho divertidas – eu me divirto e gosto de aprender coisas quando finalmente consigo fazê-las – mas me sinto irritado sempre que tenho que fazer algo e não quero fazê-lo até eu começar. (risos) Acho que é por isso que só estou fazendo coisas que me ajudam a ser um cantor melhor por enquanto. Se eu tentasse aprender um instrumento agora, acho que não me sentiria confiante imediatamente, mas ainda tentaria aprender a tocar bateria se tivesse vontade. E dançar me ajuda quando estou no palco. Você ouve música quando dança, o que também ajuda, eu acho. E o boxe é útil para se tornar mais forte, além de ser divertido. Escolhi porque é o exercício aeróbico mais divertido. Ler livros e praticar é tudo porque eu tenho que escrever letras. O mesmo vale para o inglês: Eu não sei o que vai acontecer no futuro, mas se eu tiver que falar em inglês ou dar uma entrevista, eu poderia usar isso, e posso usar para escrever letras também. Eu sinto que todos eles se ramificam (no ato) de ser um cantor.

Você já está fazendo tanto como membro do BTS. O que está levando você a experimentar todas essas coisas novas?

Jungkook: Porque, no final, eu quero. Eu quero me ver sendo capaz de fazer todas essas coisas. Acho que há muitas contradições no meu personagem. E talvez seja um pouco sobre orgulho? Há momentos em que vejo alguém fazendo algo e penso: Se eles podem fazer, por que não eu? E se vejo alguém muito legal fazendo algo, às vezes essa é a motivação que preciso para começar.

Acho que o tipo de pessoa com quem você se cerca é muito importante, seja trabalhando juntos ou apenas conversando.

Jungkook: Eu concordo. Concordo. Eu não acho que há muito que eu possa me motivar a fazer sem a ajuda de outras pessoas.

Os outros membros devem ser uma grande influência para você.

Jungkook: Uma grande influência. Só de ver os outros lançarem suas mixtapes me faz pensar: Quando devo fazer uma? Deve haver algo que eu tenho que eu possa provar.

É daí que sua prova viria – mais do que ganhar qualquer Grammy.

Jungkook: Eu acho que nosso status está lá, ganhando um Grammy ou não. Isso foi apenas, eu não sei, uma boa experiência? Isso me fez perceber que, embora eu soubesse que ganhar o Grammy é um grande ato, eu não estava realmente interessado em ganhar um. Estou mais interessado em provar a mim mesmo através da minha música. E foi ótimo ver performances de pessoas que eu nunca vi ao vivo antes.

Isso me lembra de quando você, J-Hope e Jimin dançaram o remix de 'Butter' juntos como 3J. O vídeo dos bastidores revelou que você filmou o vídeo da performance várias vezes. E não é isso o mais importante?

Jungkook: Quando Hoseok nos pediu para fazer 3J, eu pensei que não seria fácil, mas eu só queria algo. As coisas que fazemos quando queremos fazê-las geralmente sempre ficam legais. Isso me fez sentir um pouco como ser um trainee novamente enquanto fazíamos isso. Foi muito divertido porque parecia bem diferente de trabalhar em um álbum. Então filmamos o vídeo, mas sempre havia um ou dois pontos em que estávamos fora de sintonia. Continuamos filmando, mesmo achando que não estava funcionando como estava, mas mesmo depois que terminamos não conseguimos afastar a sensação de que não estava certo, então praticamos novamente no final do dia e filmamos novamente.

Por que você continuou filmando?

Jungkook: Eu pensei que ficaríamos desapontados de outra forma. Foi divertido, com certeza, mas por outro lado, me fez pensar, isso é tudo que eu tenho? Eu entendi os movimentos na minha cabeça, mas parecia um pouco chocante no espelho. E então pensei que era melhor praticar sozinho se quisesse evitar que isso acontecesse novamente. Tornei-me consciente de que tinha que continuar dançando se quisesse me acostumar e melhorar.

Não é difícil lançar algo quando você teve que trabalhar nisso até estar pessoalmente satisfeito? Como alguém pode hesitar em lançar uma música que escreveu?

Jungkook: É por isso que há tantas músicas que escrevi que não consegui lançar. Depois de fazer o esforço para escrevê-las, eu deveria ter percebido que deveria editá-las o máximo que eu puder e liberá-las, mas quando as ouvi novamente depois de um tempo, elas não soaram bem, então eu simplesmente deletei todos eles.

Ah... Que pena.

Jungkook: Eu tenho sido assim por muito tempo. Os outros membros me dizem: “Você tem que continuar fazendo lançamentos. É assim que você descobre tudo.” Então eu estou escrevendo músicas ultimamente.

Eu escutei 'Still With You (Acapella)' e seus vocais são diferentes de quando você canta com o BTS – eles são muito calmos e focados nos detalhes. Se você estivesse lançando músicas assim, poderia ter se tornado algo como seu estilo de assinatura.

Jungkook: Eu acho que diminuir o ritmo no qual eu lanço músicas como essa realmente ajuda. Admito que fiquei muito 'limitado' nessa época. Ainda mais do que agora. Meu pensamento era que eu poderia começar melhor com meus lançamentos dessa maneira, então acho que fiz a escolha certa fazendo do meu jeito.

Você contribuiu para a música de 'Run BTS'. Em qual parte você trabalhou?

Jungkook: Está misturado em tudo. Hoseok, Namjoon e eu estávamos tendo problemas com a melodia no primeiro verso, então nos separamos e escrevemos separadamente, e então eu disse que tentaria escrever algo também, o que acabou dando certo, então acabei cuidando do primeiro verso em geral. Eu escrevi uma nova melodia e conectei cada uma de nossas partes em uma.

Eu acho que você poderia dizer que é parte do processo de produção. Talvez você faça algo semelhante com material futuro também.

Jungkook: Eu quero que seja realmente único. Eu quero escrever letras que não tenham nenhum significado, como uma música onde a palavra “yeah” é repetida por um verso inteiro – algo assim – mas é difícil. Eu também me pergunto se eu deveria tentar trabalhar com outros compositores, mas vou tentar fazer isso sozinho primeiro.

Suponho que você vai melhorar lentamente se fizer dessa maneira. Onde você fez melhorias em particular desde sua estreia? As novas músicas do Proof são sobre olhar para o passado, afinal.

Jungkook: Acho que mudei depois que a pandemia atingiu mais do que em qualquer outro momento. Eu acho que eu tive a maioria das mudanças desde então até agora.

De que forma você mudou?

Jungkook: Estou um pouco mais calmo agora. Acho que posso ver um pouco mais claramente e com certeza o que preciso fazer musicalmente agora que me estabeleci. Eu não diria que me tornei um adulto ainda, mas esse sentimento começou lentamente a me atingir. Eu não percebi isso até então.

Você mudou por estar com as pessoas ao seu redor ou por ver o mundo?

Jungkook: Não tenho certeza. Acho que toda a minha personalidade mudou muito. No passado, eu me emocionava ou perdia a calma. Às vezes eu deixo minhas emoções tomarem conta de mim, mas desde a pandemia eu me tornei mais descontraído e consegui olhar as coisas de forma racional e realista. E eu não fico bravo tão facilmente. Até minha perspectiva sobre a vida costumava flutuar descontroladamente, mas agora acho que estou mais centrado.

O que você pensa quando olha para os outros membros do seu novo ponto de vista mais centrado?

Jungkook: O que temos agora é diferente da paixão e espírito que tínhamos quando éramos mais jovens, mas somos todos ambiciosos e atenciosos e sou grato por eles continuarem a ser musicalmente ambiciosos e continuarem expressando isso. Eu acho que eu teria crescido para ser uma pessoa muito diferente se os outros membros não demonstrassem seu amor pela música do jeito que eles fazem agora e eu cresci observando isso. Estou muito grato por eles ainda se concentrarem em nosso trabalho.

Há essa motivação novamente.

Jungkook: Sim, sim. (risos)

Tradução e sumarização por Jeon Jungkook Brazil. Não retire os créditos.